Blog

22/09/2014 Reflexões

Lidando com alguns conflitos

Uma das maiores preocupações dos executivos do setor de RH das grandes empresas é o conflito entre suas equipes. O mais preocupante, porém, é que apenas metade deles se diz apto para solucionar esses conflitos. Mais de 40% não têm certeza de que conseguem administrar os embates internos nas empresas.

É tarefa do líder saber identificar e lidar com os conflitos entre suas equipes. Quando admitem não saber solucionar situações como essas, os gestores brasileiros passam uma mensagem muito clara para o mercado: a de que não estão preparados para liderar.

Os conflitos são naturais no ambiente corporativo. Há muitos profissionais com ideias, formações e estilos diferentes de trabalho, e essa diversidade leva ao embate de opiniões com frequência. Mas é importante que o gestor esteja sempre envolvido para que essas discussões tenham sempre como objetivo o crescimento do negócio, melhoria de processos e desenvolvimento das equipes. Quando essas metas são deixadas de lado, os conflitos podem se tornar pessoais e estimulam a agressividade interna – e nesse momento é extremamente importante que a liderança se posicione.

O grande desafio é que nossos profissionais não foram preparados para isso. Muitas empresas promovem gestores sem se certificar de que têm as habilidades certas e, principalmente, a maturidade necessária de um líder. É comum que bons profissionais com desempenho acima da média sejam promovidos a chefes e, no momento em que assumem o novo cargo, se mostrem perdidos, inseguros e até mesmo infelizes. Em situações-chave, como no momento de administrar um conflito interno, por exemplo, essa incapacidade fica clara.

O momento atual de mercado exige que as empresas se atentem às suas lideranças. Um bom desempenho está intimamente relacionado ao engajamento e união das equipes e à gestão motivadora e confiável. Enquanto as organizações não souberem identificar talentos, dentro ou fora de casa, para praticar essa gestão, o desafio de crescer fica cada vez mais difícil.

Veja também