Blog

30/10/2014 Treinamentos

A importância dos líderes na vida empresarial

Se passamos por uma época em que pessoas costumam criticar e até duvidar da capacidade dos seus líderes, ainda existem algumas atitudes que devemos tomar para respeitar nossos líderes ou sermos respeitados como um.

Confiança

Seu time confia em você? Eles sabem que independente da situação você irá defendê-los? Apenas esse tipo de confiança faz com que as pessoas se sintam poderosas e corajosas para inovar, correr riscos e buscar o sucesso além de suas zonas de conforto.

Empatia

Você reparou o olhar de ansiedade do seu colega quando ele entrou no escritório essa manhã ou você o ignorou porque estava preocupado com prazos? Você trata sua equipe como seres humanos que possuem sentimentos ou como meros trabalhadores? Inteligência emocional é muito reconhecida como qualidade de um líder, mas ser transparente com as suas emoções não. Líderes definitivamente não precisam manter uma postura intocável no trabalho. Por que não comemorar nossos sucessos ou nos mostramos preocupados com as pessoas ao invés de deixar isso de lado? Por que não rimos e choramos com os altos e baixos das vidas de nossos colegas? Somos seres humanos e saber que nossos chefes se importam é uma necessidade humana fundamental.

Mentoria

Não importa quão talentosos sejamos, sempre precisamos de uma mão, de um mentor que nos ensinará as regras do jogo. Pat Riley, respeitado técnico da NBA, uma vez disse que não existe um grande jogador que não quis ser treinado. O mesmo vale para o trabalho. Você estaria aqui hoje se seu primeiro líder não tivesse te direcionado?

Veja também